Seleção Brasileira

CBF oficializa saída de Davide Ancelotti, a caminho do Botafogo

Auxiliar técnico da seleção brasileira retornará ao cargo para a Copa do Mundo

Por Pedro P. Lima
Publicado em 8/7/25 às 14:39h. | Última atualização em 8/7/25 às 14:39



(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A CBF oficializou a saída de Davide Ancelotti de seu cargo de auxiliar técnico na comissão da seleção brasileira. O italiano, de 35 anos, filho do treinador da equipe já desembarcou no Rio de Janeiro, onde irá assumir o comando do Botafogo. Ele substitui o português Renato Paiva, que foi demitido após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Davide é auxiliar técnico de seu pai, Carlo Ancelotti, desde 2010, quando ele comandava o Bayern de Munique. Quando a CBF fechou com o treinador italiano, já se sabia do desejo de Davide de seguir "carreira solo" como treinador. Ao final da temporada europeia, ele esperou para analisar propostas antes de vir trabalhar na seleção brasileira. Ele se juntou à delegação durante a última Data FIFA, no início de junho, às vésperas da vitória por 1 a 0 contra o Paraguai.

Em nota oficial, a entidade desejou sorte ao Davide, e ressaltou que ele retornará a comissão técnica, para participar da reta final da preparação para a Copa do Mundo, algo que está acordado em seu contrato com o Botafogo, que vai até o final de 2026.

Confira a Nota Completa:

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que foi oficialmente procurada pela direção do Botafogo de Futebol e Regatas, que manifestou interesse na contratação de Davide Ancelotti, atual auxiliar técnico da Seleção Brasileira, para ocupar o cargo de treinador de sua equipe profissional.

A CBF agradeceu a consulta do Botafogo e, a partir daquele momento, foram iniciadas as tratativas.

Davide Ancelotti está liberado de suas funções na comissão técnica da Seleção Brasileira e, em comum acordo entre as partes, será convocado pontualmente para a preparação final rumo à Copa do Mundo da FIFA de 2026.

A CBF acredita que esta experiência à frente de um clube do país, especialmente em se tratando do atual campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores, contribuirá significativamente para o desenvolvimento profissional de Davide, permitindo uma imersão valiosa no cotidiano do futebol nacional.

Desejamos a Davide Ancelotti sucesso em seus novos desafios e reafirmamos nossa confiança em seu retorno ainda mais forte à Seleção Brasileira."

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral