Seleção Brasileira

Escalação do Brasil: Equipe deve ter oito mudanças na escalação titular

Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr. devem ser mantidos em relação à equipe que goleou a Coreia do Sul

Por Pedro P. Lima
Publicado em 13/10/25 às 15:02h. | Última atualização em 13/10/25 às 15:02



(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A seleção brasileira encerrou nesta segunda-feira, 13, a preparação para a próxima partida contra o Japão. O técnico Carlo Ancelotti, preparou uma equipe alternativa para este jogo, no último treinamento que já ocorreu no Ajinomoto Stadium, palco da partida. Apenas três jogadores serão mantidos em relação a equipe que goleou a Coreia do Sul na semana passada. 
Segundo Cahê Mota, do GE, a seleção deve ir a campo com: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Jr. e Gabriel Martinelli.

Em entrevista coletiva, o Mister disse que seu plano e continuar fazendo observações nesta e na próxima data FIFA, para tentar ter um time mais definitivo em março.

"É um momento, até a Data FIFA de novembro, onde podemos experimentar algumas coisas, dar mais oportunidades a outros jogadores. A Data FIFA de março pode ser a lista que vai jogar a Copa do Mundo.", disse Ancelotti a respeito de testes na seleção. 

Além das alterações na escalação, o posicionamento de alguns jogadores deve ser afetado. Vini Jr., por exemplo, atuará sozinho, como uma referência no ataque. 'Carletto' já vinha utilizando ele mais próximo do gol, tendo feito dupla de ataque com Matheus Cunha, contra a Coreia. Mas agora, ele terá uma função de centroavante. 

Além disso, a presença do Paquetá compondo o meio-campo também dá mais liberdade ao Bruno Guimarães. O capitão do Newcastle é o único jogador que foi titular em todas as partidas desde a chegada do treinador, e sempre formando dupla de volantes com o Casemiro. A presença de mais um no setor permite com que ele participe mais do jogo ofensivo da seleção. 

Ancelotti mantém o padrão de alternar formações. Ele tem escalado o Brasil com quatro atacantes em jogos de menor exigência defensiva, mas tem também esta variação no 4-3-3. 

A delegação já está em Tóquio, onde enfrenta o Japão, na próxima terça-feira, 14, às 7h30, no Ajinomoto Stadium. A próxima partida também é um amistoso, e o Brasil ainda fará mais quatro antes da convocação da Copa.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral