Seleção Brasileira

Marcelo anuncia aposentadoria do futebol

Lateral de 36 anos estava sem clube desde dezembro, quando deixou o Fluminense

Por Pedro P. Lima
Publicado em 6/2/25 às 9:19h. | Última atualização em 6/2/25 às 9:19



(Foto: Laurence Griffiths / Getty Images)

O lateral-esquerdo Marcelo, de 36 anos, anunciou na manhã desta quinta-feira, 6, sua aposentadoria do futebol profissional. O jogador estava sem clube desde dezembro, quando deixou o Fluminense. A decisão veio a pública por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, em que o agora ex-atleta recapitula sua carreira e títulos conquistados, por clubes e seleção, e se diz eternamente grato ao futebol.

Marcelo é ídolo do Real Madrid, além de ser considerado um dos maiores laterais da história do futebol. Pelo clube merengue, conquistou cinco vezes o título da Champions League, o último deles em 2022, quando ele se tornou o primeiro jogador brasileiro a levantar a taça do torneio como capitão.

Em 2023, Marcelo voltou ao clube que o revelou, o Fluminense. Com o clube carioca, ele teve três títulos, incluindo o Campeonato Carioca, e duas conquistas inéditas para o tricolor das laranjeiras, a Copa Libertadores e a Recopa Sulamericana. Ele encerrou sua passagem no início de dezembro, quando rescindiu seu contrato. 

Pela seleção brasileira, ele jogou 58 partidas, tendo marcado seis gols e assinalado onze assistências ao longo de doze anos. Foi convocado pela primeira vez em 2006, pelo técnico Dunga, e veio a disputar duas Copas do Mundo, 2014 e 2018. O jogo da eliminação contra a Bélgica foi sua última atuação com a 'amarelinha'.

Marcelo ganhou duas medalhas olímpicas pelo Brasil, bronze em 2008 e prata em 2012, e seu único título pela seleção principal foi a Copa das Confederações de 2013, em que o Brasil derrotou a Espanha por 3x0, no Marcanã, na final do torneio.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral