Resto do Mundo

Trionda, a bola oficial da Copa do Mundo de 2026

Adidas anuncia em definitivo a bola que será utilizada no próximo mundial

Por Pedro P. Lima
Publicado em 3/10/25 às 19:35h.



(Foto: Divulgação / Adidas)

Na noite da última quinta-feira, 3, a Adidas anunciou oficialmente a bola que será utilizada no próximo mundial. A "Trionda" será a bola oficial da Copa do Mundo de 2026. Todo o conceito é baseado na expansão do torneio, que pela primeira vez contará com 48 seleções participantes e três países-sede. São três cores, cada uma representando uma das nações que receberá partidas do torneio: o azul representando os Estados Unidos, o vermelho o Canadá e o verde o México.

Em relação ao nome, o prefixo "Tri" também faz alusão à quantidade de países-sede, enquanto "onda" é devido à Ola, movimento popular entre torcedores durante o torneio, desde a Copa de 1970, que também foi disputada no México.

Para Adidas, esta é "a bola mais precisa já construída", e tem como finalidade aumentar o número de gols. A fabricante alega que a peça trará benefícios na hora de driblar e finalizar.

"Há muito mais áreas em relevo na bola. Essas fendas profundas que percorrem a bola aumentam as características de voo e o desempenho. É a bola mais precisa que já construímos. (A tecnologia) Também faz com que a bola desvie com muito efeito, permitindo que o jogador controle a bola de forma bastante previsível, com um padrão de voo bastante esperado, baseado na forma como a chuta."

— Sam Handy, Gerente geral da Adidas

(Foto: Divulgação / Adidas)

Além disso, a bola também traz mais tecnologia para auxiliar a arbitragem, com um novo sistema de chip lateral. Um sensor de movimento com unidade de medição inercial (IMU) de 500Hz fica posicionado dentro de uma camada criada em um dos quatro painéis que formam a bola, e envia dados precisos em tempo real ao VAR, o que auxilia os árbitros a tomarem decisões de impedimento mais rápidas. Além disso, o sensor também identifica cada toque individual na bola, o que auxilia a arbitragem em marcações te toques de mão, por exemplo.

"Os árbitros têm que tomar decisões sob alta pressão. É aqui que nossa tecnologia entra, ajudando os árbitros fornecendo informações mais rápidas e precisas, para que eles possam tomar uma decisão mais informada, como em caso de impedimento, na qual nossa tecnologia calibra automaticamente a linha de impedimento para que eles não precisem ir manualmente quadro a quadro para determinar quando uma bola está sendo jogada, ou mesmo para detectar um toque de mão."

— Hannes Schaefke, diretor de tecnologia da Adidas

(Foto: Divulgação / Adidas)

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral