Seleção Brasileira

Ednaldo Rodrigues convoca eleição para 24 de março

Com a desistência de Ronaldo, atual presidente deve ser candidato único

Por Pedro P. Lima
Publicado em 16/3/25 às 15:40h. | Última atualização em 16/3/25 às 15:40



(Foto: Breno Esaki / Metrópoles)

O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, convocou a próxima eleição para a presidência da entidade para o dia 24 de março. O edital foi publicado no jornal O Globo, na manhã deste domingo, 16, quatro dias após Ronaldo anunciar desistência da sua candidatura. Sem o ex-atleta como adversário, o atual mandatário da entidade deve ser candidato único.

A eleição à presidência da CBF poderia acontecer entre domingo, 23 de março, e março de 2026, como estipula o prazo estatutário. A Assembleia Geral Eleitoral deve ser convocada por três vezes em jornal de grande circulação, com antecedência mínima de oito dias, mas, em caso de urgência, esse prazo pode ser reduzido para cinco dias.

Em novembro do ano passado, as federações estaduais aprovaram por unanimidade uma mudança estatutária que permite que o presidente da entidade seja reeleito por até duas vezes. Ednaldo assumiu o cargo interinamente em 2021 após o afastamento do então presidente, Rogério Caboclo, por denúncias de assédio, e foi eleito definitivamente em 2022, com quatro anos de mandato. Ele pode ficar a frente da entidade até 2034.

Segundo o GE, apesar de remota, existe a possibilidade de um concorrente, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos. Durante o afastamento de Ednaldo Rodrigues, no final de 2023, ele se colocou como pré-candidato contra Flávio Zveiter. Vale salientar que Bastos foi o único dos 27 presidentes de federação que se reuniu com Ronaldo. Contudo, a candidatura é improvável devido ao apoio massivo das federações ao atual presidente da CBF.

As eleições serão realizadas na segunda-feira, 24 de março, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O pleito está agendado para às 10h30, com segunda convocação prevista para 11h30. O processo ocorre um dia antes da seleção brasileira enfrentar a Argentina, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias para a Copa de 2026.

Vai Ter Copa | 2022 - 2023

Desenvolvimento: Marcos Amaral